Como as outras profissões, a do mecânico automotivo passa ainda constantemente por grandes transformações. Os profissionais de hoje têm preparações bastante diferente de outras gerações, já que com o tempo os processos foram mudando e evoluindo.

Neste post você vai conhecer 4 principais coisas que um mecânico precisa dominar para ser um bom profissional. Continue a leitura!

  1. O Trabalho em equipe é essencial para o mecânico.

Esse é o principal requisito exigido do profissional que deseja trabalhar em uma oficina (e também em outros negócios). Ele deve demostrar além de interesse, que consegue conviver com ideias e opiniões diferentes das suas, deixando claro que é capaz de trabalhar em equipe, sem conflitos desnecessários.

Se o mecânico tiver uma boa convivência com os demais colegas ele poderá trocar ideias e experiências, e isso contribui para sua própria carreira e consequentemente para melhoria dos serviços prestados pela oficina.

  1. Persistência, humildade e agilidade.

Ser ágil e interessado faz toda a diferença: além de cumprir as ordens de serviço do chefe ou dos demais mecânicos, é preciso notar o que acontece no ambiente da oficina. Oferecer ajuda ao colega que está com dificuldades em algum serviço, por exemplo, fará com que o profissional ganhe sua confiança.

É importante também assumir os próprios erros e falhas, o que torna um grande diferencial para o mecânico. Afinal, isso faz parte da nossa natureza e não é uma atitude vergonhosa, como alguns costumam pensar.

Mostrar, durante a realização do trabalho, que está sempre disposto a aprender técnicas novas também demonstra vontade de crescer.

Em casos assim as habilidades do profissional são postas em prova, pois só consegue resolver o problema aqueles que persistem. Além dos diferenciais mencionados, é importante também ter: atenção, concentração, zelo pela segurança, organização, interesse, entre tantas outras coisas.

  1. Capacitação em mecânica automotiva.

Os requisitos para ser um mecânico automotivo variam dependendo do lugar/região, o porte da oficina e o nível de estudo que o profissional escolhe. Na maioria dos casos, é preciso concluir o ensino médio e possuir um ou mais cursos técnicos (Ou graduação na área). Estudar em escolas técnicas que oferecem treinamentos com mecânicos experientes acelera o aprendizado e faz uma enorme diferença.

  1. Funções que um mecânico precisa dominar

Além de estar sempre uniformizado, utilizar equipamentos de segurança e trabalhar em um ambiente limpo e organizado (tudo isso para passar uma visão de profissionalismo ao cliente), o mecânico deve saber o defeito do veículo e passar ao cliente as informações de uma maneira fácil do mesmo entender.

O profissional deve sempre se manter atualizado com as novas tecnologias que surgem no mercado e, se estiver atento a todos esses detalhes, será muito requisitado no ramo. Lembre-se, conhecimento nunca é demais!

As funções de um bom Mecânico são variadas, pode se dizer que as principais de modo geral são:

-Examinar o veículo de modo a diagnosticar o problema e ver suas causas para solucionar o mesmo;

-Ter domínio em substituir e reparar peças do veículo;

-Estudar o trabalho realizado para buscar entender ainda mais sobre o problema/defeito;

-Saber sobre a manutenção das principais partes do veículo: Freios, Motor, Sistemas Elétricos, Chassis, Direção e Transmissão.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender qual é o perfil de um bom mecânico. Para não perder mais dicas como essa, nos siga no Facebook e no Instagram.