Já que as ferramentas para uma oficina mecânica são uma das principais responsáveis pelo sucesso de um negócio automotivo, separamos aqui uma lista com cinco delas. Vamos conhecer para que serve cada ferramenta e da sua importância.

1-MULTÍMETRO

O multímetro é importante ferramenta para uma oficina mecânica. O equipamento incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas em um único aparelho, como voltímetro, amperímetro e ohmímetro.

Sua finalidade é fazer a medição de diferentes tipos de grandezas elétricas, como resistência, tensão ou corrente contínua e tensão ou corrente alternada. Assim, o aparelho irá trabalhar no diagnóstico de defeitos elétricos e eletrônicos. Ele também possibilita testes de outros componentes, tais como diodos, transistores, capacitores, entre outros.

Em um veículo, o multímetro pode ser usado para testar fusíveis, relés, baterias, bonina de ignição e sistema de som, entre diversos outros componentes.

2-FERRAMENTAS DE PONTO (OU FASAGEM) DE MOTOR

Essas ferramentas são utilizadas principalmente nas trocas de correias dentadas com o objetivo de não se perder o sincronismo do comando do motor. É importante frisar que a troca da correia dentada é um trabalho muito recorrente dentro de oficinas mecânicas.

Esse procedimento requer um conjunto de ferramentas especiais para o travamento das polias das árvores de comando de válvulas e da árvore de manivelas. Caso o sincronismo entre as árvores de comando de válvulas necessite ser ajustado, será necessária também outra ferramenta de fasagem.

Em resumo, esses instrumentos específicos são de extrema importância para que o trabalho na troca de uma correia dentada seja bem sucedido em uma oficina.

3-ELEVADOR AUTOMOTIVO

O elevador automotivo é um item indispensável em uma oficina mecânica. Ele é responsável por levantar um carro a uma altura em que o mecânico possa trabalhar em pé sob ele, com segurança e liberdade de movimentos. É imprescritível em trabalhos de manutenção de um veículo.

Esse equipamento chegou para substituir os antigos fossos, que eram comuns principalmente em postos de gasolina. Sua utilização facilita o trabalho em freios, rodas e suspensão de modo geral.

Vale lembrar que a SulBox possui Elevadores Automotivos com um ótimo custoxbenefício pra sua Oficina Mecânica!

4-SCANNER AUTOMOTIVO

O scanner automotivo é um aparelho que recebe e impulsiona, em tempo real, todos os parâmetros operacionais de injeção eletrônica do veículo. Sua função é encontrar possíveis falhas no sistema através de um diagnóstico preciso e detalhado.

O instrumento conta com um software específico que estabelece a conexão entre o aparelho e os sistemas de injeção de combustível. Todas as informações são exibidas em um visor, onde o profissional que está fazendo uso do aparelho pode coordenar os testes de falha e os testes de atuadores.

Outra vantagem é que ele pode prever determinados problemas e apontar melhores opções de configurações.

5-ALINHADOR DE DIREÇÃO

Se o assunto diz respeito a ferramentas fundamentais para uma oficina mecânica, o alinhador de direção é mais uma opção obrigatória. O equipamento serve para realizar serviços de alinhamento nos automóveis e, a partir dele, os ângulos das rodas do veículo, que envolvem o caster, cambagem e divergência, podem ser ajustados de forma adequada.

Quando alguém busca o serviço de alinhamento, normalmente solicita ainda o balanceamento do carro. Ou até mesmo a oficina oferece ambos em um único serviço. Por isso é válido dispor também de um equipamento de balanceamento de rodas.

Agora que você já conhece as principais ferramentas para uma oficina mecânica, é hora de tirar o projeto do papel e investir em seu negócio. Se você tiver alguma dúvida sobre os produtos SulBox fale diretamente conosco agora.