Um curso de mecânica automotiva pode ser uma ótima opção para quem quer oferecer importantes diferenciais para sua oficina mecânica.

Você provavelmente já ouviu que conhecimento nunca é demais, pois nesse caso não é diferente. O mecânico que busca aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades estará pronto para encarar qualquer tipo de desafio profissional.

No mundo todo, o mercado de automóveis passa por grandes transformações. Isso cria grande demanda de profissionais capacitados, com conhecimento específico em motores mais modernos e nos componentes tecnológicos dos carros.

Um curso de mecânica automotiva pode auxiliar profissionais que já possuem conhecimento na área. Ele pode trazer novas informações, atualizando o profissional, tornando-o ainda mais qualificado.

  • Novas tecnologias automotivas: como um curso de mecânica automotiva pode ajudar

Tecnologia de ponta, ferramentas automatizadas e profissionais especialistas em revisões eletroeletrônicas nos carros são a tendência, e necessidade, é isso que os clientes buscam em uma oficina.

O mercado e a tecnologia automotiva evoluem constantemente, trazendo também o aumento do uso de elementos eletrônicos em diversas partes dos veículos, gerando a necessidade de profissionais qualificados com conhecimentos técnicos específicos, além da mecânica básica.

Dentro da oficina, scanner automotivo, sistemas de alinhamento e balanceamento computadorizados e troca de óleo, também computadorizada, são alguns exemplos de novas tecnologias automotivas aplicadas na prática e no ambiente de manutenção automotiva.

Conhecimento básico de mecânica já não é o suficiente. O futuro promete ainda mais segurança, conforto e conectividade ao motorista. Com isso, a demanda na manutenção dos automóveis será ainda maior.

Proprietários, quando precisam de serviços de manutenção para seus veículos, buscam por oficinas mecânicas de confiança. Buscam também por serviços diferenciados, relacionados às novas tecnologias automotivas.

  • Tipos de curso de mecânica automotiva

Historicamente, no Brasil, o profissional mecânico de automóveis atua através da prática. Os conhecimentos são passados de pai para filho ou adquiridos de maneira autodidata.

Mas, com essa evolução tecnológica, os profissionais são “obrigados” a buscar mais conhecimento para competir no mercado.

Com isso, surgiram diversos tipos de curso na área, oferecendo aos profissionais um conhecimento mais técnico, aumentando o conhecimento em áreas específicas dentro do setor automotivo.

Existem cursos mais rápidos, onde se busca uma qualificação introdutória em algum setor específico da mecânica.

Por outro lado, existem os cursos que buscam aprofundar o conhecimento do profissional, tornando-o um especialista, como é o caso de cursos técnicos, profissionalizantes e de qualificação e aperfeiçoamento profissional.

Cursos de aperfeiçoamento profissional em mecânica automotiva, oferecem conhecimento aplicado em áreas como:

  • sistemas de injeção eletrônica para diversos tipos de motor;
  • especialista em gerenciamento eletrônico de motores a diesel;
  • especialista em sistemas automotivos elétricos e eletrônicos;
  • mecânico de instalação e manutenção de ar-condicionado automotivo;
  • além de muitos outros.

Um mecânico com uma especialização técnica ou um curso de qualificação profissional, relacionada ao setor mecânico, pode atuar em diversas áreas.

Pode atuar como mecânico no reparo e manutenção automotiva, tanto em oficinas mecânicas quanto trocas de óleo, concessionárias e lojas de peças.

Além disso, as montadoras de veículos por exemplo buscam profissionais graduados ou com algum tipo de formação acadêmica no setor.

  • Profissional valorizado e motivado é profissional que produz

Além de todos os benefícios que um curso de mecânica automotiva pode trazer para sua oficina – mais qualidade nos serviços, mais clientes satisfeitos e faturamento maior, o curso também pode fazer com que seus profissionais sintam-se valorizados.

Estimular e possibilitar aos seus funcionários a realização de cursos voltados às tecnologias automotivas é uma forma de reconhecimento pelo trabalho bem realizado.

Pense no curso como uma espécie de bonificação para o profissional. Quanto mais mecânicos, especialistas em diferentes áreas, sua oficina tiver, melhores os resultados em todos os sentidos. Isso significa benefícios também para sua oficina mecânica.

Reconhecer as qualidades profissionais de seus mecânicos, ofertando-lhes cursos, ou auxiliando para que eles busquem capacitação profissional. Isto irá gerar benefícios pessoais e para sua empresa.

Não se esqueça que a SulBox oferece vários equipamentos automotivos, como Elevadores, Rampas, Alinhadores, Balanceadoras, tudo com Tecnologia de ponta para sua Oficina! Faça um orçamento agora mesmo clicando Aqui.