Você sabe o que deve checar pra saber porque o carro não liga? Existem algumas situações simples que você mesmo pode resolver antes de sair de casa e, assim, não deixar que isso atrapalhe a sua rotina. Para descobrir, tente antes responder a algumas perguntas como: Você pode girar a chave na ignição? Quando você liga a ignição, as luzes se acendem no painel? O que acontece quando você gira a chave de ignição para a posição “Start”?

Para ajudarmos você a solucionar uma situação dessa, listamos alguns motivos que podem ocasionar esse eventual problema, e aqui estão eles:

1-Bateria

Uma bateria descarregada pode ser o motivo do porque o carro não liga. Às vezes a gente esquece de desligar a luz ou o rádio e a bateria descarregando ou “pifando” de vez. Caso a luz da bateria no painel esteja acesa, o defeito pode ser tanto na bateria quanto no alternador, que pode estar com defeito ou quebrado.

Com falha, o alternador não recarrega a bateria, fazendo com que seja usada até o fim sem a reposição da carga. O problema pode ser resolvido com uma recarga ou troca da bateria.

2-Falta de Combustível

Em alguns casos, a boia que mede a quantidade do produto no tanque pode falhar por algum motivo. Quando isso ocorre, o indicador no painel não acusa a falta de combustível.

Isso pode acontecer por consequência do uso de combustível adulterado ou em carros que são abastecidos com álcool por muito tempo, seguidamente. Outro possível problema é a falta de gasolina nos reservatórios de partida a frio, que existem em alguns veículos. Se o carro não ligar, verifique se ele está vazio ou se a gasolina não está estragada.

3-Qualidade do combustível

O uso de combustível adulterado pode fazer com que o carro não ligue. As impurezas podem entupir os injetores e bloquear a injeção de combustível na câmara. Caso isso ocorra, é necessária a limpeza dos bicos, feitas por mecânicos de qualidade. Para evitar este tipo de problema, é importante que você abasteça sempre em postos de confiança para evitar esse tipo de problema.

4-Problema no reconhecimento do combustível

Esse é um problema comum para quem tem carros com motor flex. Se você abastece sempre com gasolina e decide trocar para álcool, mas não circula, pelo menos, por dez minutos com ele no tanque antes de estacionar, pode haver falha na programação do motor flex.

Isso deve ser feito para que o sistema de injeção eletrônica receba a informação sobre qual produto foi usado para o abastecimento. Caso você esteja passando por essa situação, será preciso chamar o mecânico com um scanner para resetar o chip que identifica o tipo de combustível que está no tanque.

5-Injeção eletrônica

Caso a luz acenda e o motor continue funcionando, existe uma falha no sistema elétrico. Para este problema, não existe solução além de procurar uma oficina especializada. Porém, se a luz acendeu e o carro parou, significa que o sistema de injeção está com problemas. Não tente mexer. Apenas um mecânico especializado ou uma concessionária podem resolver o problema.

6-Compressão do motor

A compressão é um item fundamental para o funcionamento do motor, ou seja, não adianta termos ignição e injeção de combustível, pois a falta de compressão vai influenciar diretamente no resultado do funcionamento do motor. A compressão pode estar ruim, por exemplo, por um dano mecânico ou junta de cabeçote queimada.

7-Superaquecimento

Tem fumaça? Então as chances de o carro estar superaquecido são grandes. Caso o carro pare de funcionar e, em seguida, ocorra grande dissipação de fumaça, o problema é a temperatura do motor. Espere o motor esfriar e complete o nível d’água. Fique atento ao abastecer se existe vazamento no sistema e verifique a integridade da tampa do reservatório.

8-Problemas com a chave de ignição

Muitos dos carros mais modernos têm a chave com um chip que analisa o veículo toda vez que você o liga. O sistema é inteligente, mas pode ser frágil, se você não tiver cuidado. Uma queda com força no chão, por exemplo, pode fazer com que o chip se rompa e, nesse caso, o carro não liga. O jeito é pegar a chave reserva.

9-Correia dentada

Acionada pelo motor e ligada ao comando de válvulas, a correia dentada pode arrebentar e isso acontece geralmente com o carro em movimento. Ao menor sinal de rompimento, não tente dar partida no carro.

A tentativa pode empenar válvulas e danificar o cabeçote do motor. A troca deve ser efetuada em concessionárias. Os fabricantes recomendam a substituição da correia, em média, a cada 50 mil quilômetros.

10-Alarmes

Sistemas de alarme instalados por profissionais inexperientes podem acabar danificando a memória do módulo de injeção, interrompendo sua alimentação. Esse defeito faz parte de um grupo muito específico causado por manutenções malfeitas. O motivo do porque o seu carro não liga pode estar relacionado com o sistema de alarmes, fique atento.

Por isso, mantenha sempre em dia as revisões do seu veículo. Os motivos do porque o carro não liga podem estar relacionados com os prazos de validade de itens como óleo e filtros, além de garantir que as peças substituídas sejam de boa qualidade e, é claro, instaladas por um mecânico de confiança.