Existem cada vez mais pessoas juntando suas economias e investindo na compra do de um carro. Seja um carro novo ou usado, a frota vem crescendo e a tendência é que esse cenário continue o mesmo. No entanto, não são somente os números de pessoas com seu próprio carro que aumentam, mas os de oficinas mecânicas também, afinal é preciso de um lugar que preste manutenção para essa grande demanda.

oficina mecânica se tornou hoje uma grande oportunidade de empreendimento. O mercado tem ficado cada vez mais concorrido, mas não para de crescer. Se você está pensando em investir nesse ramo, está no lugar certo. Neste artigo iremos dar 5 dicas de como abrir sua oficina mecânica e dessa forma ter os melhores resultados em seu negócio.

1 – Planejamento

Ter um planejamento bem estruturado é essencial para o início de sua oficina mecânica. Planejar onde será e como será a estrutura de sua oficina mecânica é algo que precisa ser feito com calma e paciência, para que de fato a melhor opção seja escolhida.

Procurar por pessoas qualificadas para te ajudar também é importante, já que no começo seu trabalho terá que passar ainda mais credibilidade e confiança aos clientes. Só dessa forma sua oficina mecânica terá o crescimento necessário para se firmar no mercado e de fato concorrer por mais clientes.

2 – Calcule seus gastos e escolha equipamentos de qualidade

Estudar e planejar os seus custos é um passo primordial e que você deve agir com muita cautela, já que um passo errado e todo seu investimento pode dar errado. Para evitar esse tipo de situação desastrosa, estude seu orçamento, aluguel ou preço de compra do local desejado, preço dos equipamentos, possível salário dos funcionários. Tenha tudo isso muito bem formulado e procure não fugir do seu limite para evitar complicações financeiras no início de sua oficina mecânica.

No entanto, quando o assunto for os seus equipamentos, não pense em ter dos mais simples, invista em equipamentos de qualidade e que trarão retorno a sua oficina mecânica. A Sulbox oferece produtos de alta qualidade para oficinas mecânicas com um preço acessível e que caberá no seu orçamento. A Sulbox oferece elevadores automotivosbalanceadorasalinhadoresrampas automotivas e desmontadoras de pneu, tudo da melhor qualidade possível para que sua oficina mecânica se torne um referencial de atendimento e qualidade.

3 – Estude o mercado

Para ter sucesso nesse mercado tão acirrado de oficinas mecânicas é essencial que você estude seus potenciais concorrentes. Você precisa saber que tipo de serviços seus concorrentes oferecem, o tempo de entrega de um serviço que eles oferecem, a qualidade do serviço executado, o atendimento que eles prestam e como eles divulgam a oficina mecânica. Estudar esses pontos é algo crucial para o sucesso de seu negócio.

Com isso você vai poder tomar decisões melhores e mais racionais para o sua oficina mecânica, como por exemplo: a escolha de quais serviços irá oferecer, que ferramentas vai usar para divulgação de seu trabalho, como seus colaboradores devem abordar os clientes, que diferenciais irá implantar em seu negócio, entre outras escolhas pontuais e importantes.

4 – Busque parcerias

Ter parceiros para sua oficina mecânica é importante para o seu processo de crescimento. Esses parceiros podem ajudar de muitas maneiras, entre elas, economicamente. O dinheiro vindo de seus parceiros podem inclusive mudar seus planos entre outras coisas. Essas parcerias podem ter em troca algum tipo de exposição da marca, alguma exclusividade no fornecimento de determinado equipamento, entre outras possibilidades.

Esse processo de parceria pode até mesmo ajudar a sua oficina mecânica ser uma autorizada de alguma marca automotiva de grande expressão. Isso certamente te trará credibilidade e chamará a atenção de sua clientela e de muitos outros. Esse tipo de parceria fará a sua oficina mecânica se diferenciar de seus concorrentes e se tornar referência.

5 – Divulgue sua oficina mecânica

Do que irá adiantar investir em tudo o que dissemos no artigo, ter uma oficina mecânica que presta de fato um bom atendimento e serviço, se não divulgar o seu trabalho? Seria esforço e trabalho em vão. Por isso, a divulgação de sua oficina mecânica é um passo crucial para o seu sucesso.

Hoje em dia existem muitas formas de publicidade, muitas delas já disponíveis online, que é onde se encontra a maior parte de seus clientes e potenciais clientes. O Google é uma das empresas que mais fornece ferramentas para divulgação e captação de pessoas. Uma famosa ferramenta é o Google Ads, onde você consegue criar anúncios e através de palavras-chave chegar nas pessoas que procuram por uma oficina mecânica. Outra ferramenta interessante é o Google Meu Negócio que permite que seu negócio apareça no Maps e assim te dá mais visibilidade. Invista nesse meio e veja que o seu retorno sem dúvida valerá a pena.

Esperamos que através dessas dicas você, empreendedor, consiga abrir a sua sonhada oficina mecânica e alcançar os objetivos e metas que deseja no seu negócio. Não se esqueça que a Sulbox oferece os melhores equipamentos para oficina mecânica. Entre em contato conosco e faça seu orçamento.