Existem muitas oficinas disponíveis no mercado atual prontas para atender a enorme frota de carros que só parece aumentar no Brasil. Com tantos veículos nas ruas, o que não falta são clientes no ramo, mas isso não significa que a sua oficina precisa parar no tempo, apenas esperando pela chegada dos consumidores. É preciso buscar sempre inovação e usar algumas ferramentas e práticas para se destacar em meio aos outros.

Conheça agora alguns diferenciais que podem ser feitos na sua oficina para atrair mais clientes e oferecer melhor serviço.

  • Campanhas e promoções

Se existem milhares de oficinas espalhadas por aí, como encontrar a melhor? Sem um investimento em publicidade, não há chances de destaque, por isso, invista em maneiras de divulgar sua marca. Seja na internet ou em outros meios, lembre-se “Quem não é visto não é lembrado”. Promoções são ótimas oportunidades para combinar anúncios com atração de público. Realize algumas ofertas, faça campanhas de venda e observe como esse tipo marketing atrai clientes.

  • Branding

Branding é um termo usado no marketing que significa o conjunto de técnicas e ações que têm como objetivo principal a construção de uma marca (e a manutenção dos seus valores e simbologia no imaginário do público). Ter uma marca forte é muito importante para que os clientes associem o serviço com a sua oficina de forma quase automática.

Investir nesse trabalho de branding pode parecer coisa de empresa grande, mas pode fazer toda a diferença em um nicho de mercado que não costuma investir muito em ações de marketing.

  • Serviços variados

Concentrar uma boa parte de diversos serviços faz a diferença, pois seu cliente vai ver seu empreendimento como uma verdadeira central automotiva, onde ele poderá resolver todos os seus problemas, ou pelo menos, a maioria deles.

Além disso, oferecer um catálogo mais amplo de serviços pode atrair mais clientes e uma fatia maior de mercado dos mais variados públicos. Desde quem quer uma revisão completa até quem só precisa de uma troca de óleo.

  • Treinamento e capacitação profissional

Profissionais dedicados que conhecem os serviços, sabem lidar com público e têm conhecimento para resolver as demandas do dia a dia são cada vez mais difíceis de encontrar. É preciso investir em formação profissional e no treinamento da sua equipe em funções específicas. Um profissional bem formado resolve problemas com eficiência e garante a satisfação de cada um dos seus clientes. Ter uma boa equipe de mecânicos, portanto, é um item essencial para sua oficina.

  • Presença nas redes sociais

Como qualquer outro negócio que quer sobreviver a essa nova era, é preciso levar a sua oficina também para o mundo virtual para estar perto do seu público. Invista um pouco do seu tempo para criar páginas de negócios nas redes sociais e movimentar a interação com seus clientes.

O brasileiro passa muito tempo do seu dia conectado à internet e isso significa que estar presente nas redes sociais só traz vantagens, claro, quando se tem uma boa estratégia de negócios!

Manter uma oficina e atrair clientes não é uma tarefa fácil, mas algumas práticas simples e de baixo custo podem fazer a sua oficina se diferenciar das demais, então invista seu tempo nessas práticas.