O sucesso na atividade de uma oficina mecânica e de qualquer negócio depende de um conjunto de táticas e estratégias empregadas de forma pontual e atrativa aos seus clientes. Dessa maneira, a venda das autopeças se apresenta como uma alternativa muito viável, capaz de aumentar seus lucros de forma eficaz.

O consumidor tem geralmente, preferência em buscar uma oficina que realiza o serviço e também possui as peças necessárias, pois assim ele não precisará se deslocar até outro estabelecimento para adquiri-las, gastando mais de seu tempo e dinheiro.

Confira 4 dicas essenciais para aumentar as vendas de autopeças na sua Oficina Mecânica.

  1. Mostre confiabilidade para o cliente

Como dissemos, a venda de autopeças em uma oficina mecânica favorece muito o cliente e o tranquiliza de certa forma, por não ter que ir atrás de peças em outros lugares. Porém, é essencial que o consumidor sinta confiança, tanto nas peças adquiridas como no mecânico que vá realizar o serviço.

Para fazer com que seus clientes possuam essa confiabilidade, mostre certeza a eles que seus serviços e os itens comercializados possuem qualidade. Não deixe de expor no local todas as certificações de cursos realizados pela equipe. Isso dá confiança e credibilidade aos profissionais da oficina.

Outra tática é padronizar os colaboradores da oficina, ou seja, utilizar uniformes, crachás que descrevam a área de atuação, enfim, coisas que vão passar a certeza de que sua oficina é séria.

  1. Entregue um serviço de qualidade

A sua mão de obra é o pilar da sua oficina, procure sempre dar o seu melhor, não opte por peças que sabe o quão ruim são, tenha somente peças de qualidade. Se possível com garantia, pois se elas apresentarem a qualidade, vão garantir a segurança do cliente e sua satisfação, fazendo com que o mesmo volte a procurar seus serviços posteriormente.

  1. Faça promoções

As promoções são uma boa maneira para atrair seu público. Normalmente, as peças de carros, motos e outros veículos têm valores altos e dificilmente o consumidor consegue um preço menor. Dessa forma, tais ofertas podem ser um importante diferencial competitivo.

Além disso, você pode facilitar as condições de pagamento, flexibilizar o parcelamento no cartão de crédito por exemplo. Assim, garante que o cliente ficará satisfeito com o valor pago e com a qualidade do produto. Ele se fideliza e indica sua empresa, potencializando lucros.

  1. Invista nas redes sociais

Atualmente, as redes sociais são as principais ferramentas para a propaganda. Divulgando seus serviços, suas chances de obter mais clientes vão aumentar consequentemente. Crie contas nas redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp) mas as gerencie com cuidado. Se possível crie um site, mostre sua lista de produtos, serviços, PROMOÇÕES, clientes…Tudo isso vai passar a confiança necessária para seus potenciais clientes.

Não se esqueça também de investir em Equipamentos para sua oficina, esses investimentos te trarão importantes retornos para o seu negócio!