Os carros elétricos têm sido uma novidade no mercado automobilístico, embora o número de vendas ainda tenha um valor bastante inferior comparado aos carros movidos por meio de combustíveis. No entanto, pesquisas mostram que no ano de 2040 as vendas de carros elétricos ultrapassem 50 milhões de unidades anuais, o equivalente a cerca 55% do mercado total de carros.

Neste artigo você vai saber um pouco mais sobre os carros elétricos, o que são, vantagens, desvantagens entre outras coisas. Continue lendo a baixo!

O que são carros elétricos?

Os carros elétricos não precisam de nenhum tipo de combustível fóssil para rodar. Dessa forma, são veículos ecologicamente corretos, que não emitem gases poluentes à atmosfera. Como o nome diz, eles são elétricos, e como o motor é elétrico, os carros andam de maneira silenciosa, sem contribuir também para a chamada poluição sonora.

Como funciona a recarga?

O carro elétrico precisa de uma recarga de energia para funcionar. Segundo a CPFL (distribuidora de energia do Brasil), um veículo desse tipo não pega mais energia que um chuveiro ligado durante o mesmo tempo. No entanto, para recarregar o carro, é preciso levá-lo em postos que contam com a tecnologia. Os chamados eletropostos, são os que possuem infraestrutura necessária para comportar essa demanda, e são a melhor opção, embora há em shopping centers de cidades metropolitanas que disponibilizam a recarga.

Vantagens do carro elétrico

Agora que você leu sobre o que é um carro elétrico, vamos ver quais são as vantagens e as desvantagens desses novos veículos:

Vantagens do carro elétrico (podem variar de acordo com o modelo):

  • Modelos adaptados para 110v e 220v;
  • Frenagem automática, com a presença de um pedestre;
  • A recarga da bateria leva um tempo de 20 a 30 minutos para a carga total;
  • O motor elétrico é cerca de 3 vezes mais eficiente que o motor movido a gasolina;
  • O peso e volume do motor são quase a metade dos carros comuns;
  • Sistema de estacionamento automático;
  • Aviso de mudança de faixa.

Desvantagens do carro elétrico (podem variar de acordo com o modelo)::

  • O custo de produção é alto, portanto, se você pretende comprar um carro elétrico, se prepare que irá pagar um valor alto;
  • No Brasil ele ainda não é tão popular, o que dificulta encontrar modelos por aqui, e quando encontrados vem com preços absurdos;
  • Não existe um número muito alto de postos de abastecimentos no Brasil especializados em carros elétricos, o que dificulta e muito o “abastecimento” do veículo.

Essas foram algumas das informações mais importantes sobre os carros elétricos que você precisa saber. Esperamos que tenhamos tirado suas dúvidas e esclarecido um pouco mais sobre esse assunto. Para mais informações e notícias como esta continue acompanhando nosso Blog.