Os equipamentos automotivos são um grande investimento para sua Oficina Mecânica ou Auto Center, além de gerarem um ótimo retorno, são necessários para a execução ou auxílio de todos os seus serviços. Porém, o mau uso ou até mesmo o descuido e falta de manutenção desses aparelhos podem causar muitos prejuízos para você e para a imagem de sua empresa.

Para que você fique atento na hora de fazer a manutenção dos equipamentos automotivos e conheça a importância de cuidar dessas ferramentas, criamos este breve post. Então, saiba agora quais as importâncias da manutenção dos seus equipamentos automotivos.

Como saber quando os equipamentos precisam de manutenção?

Cada Equipamento Automotivo precisa de manutenção específica, que é recomendada pelo fabricante do produto. Por exemplo, os elevadores automotivos exigem uma manutenção mais contínua. Portanto, fique atento a:

  • Lubrificação com graxa: que deve ser feita semanalmente (no caso de lubrificação a óleo, o mesmo deve ser substituído após um determinado período);
  • Parafusos e as porcas: devem ser verificados e se necessário reapertados a cada três meses;
  • Corrente e correia: que devem ser esticadas pelo menos uma vez ao mês.
  • Correias, os rolamentos e as porcas de nylon: que devem ser substituídos sempre que necessários.

Assim como nos elevadores, é importante ter atenção nas recomendações do fabricante em relação a sua balanceadora, desmontadora de pneus, rampa de alinhamento, além de outros equipamentos. Caso você perceba um mau funcionamento, é importante verificar quando foi realizada a última manutenção de seu equipamento.

Aqui vão as principais vantagens da manutenção:

 *Aumenta a vida útil do equipamento;

*Mantém a qualidade do serviço que o equipamento oferece;

*Preserva a segurança do usuário;

*Mantém a confiança do cliente;

Também, é importante ressaltar que quando o equipamento está descalibrado, ele pode gerar um reparo inadequado em um veículo.

Isso pode gerar a insatisfação do cliente e prejudicar muito a imagem da oficina ou do auto center. Tudo isso causado por um erro que poderia ser evitado com a manutenção dos equipamentos.

Que cuidados ter na hora da manutenção?

Limpe sempre os equipamentos

Por mais que seja uma oficina, onde é mais difícil manter a limpeza, ela é fundamental, principalmente na hora da manutenção. Não dá para simplesmente usar uma ferramenta ou equipamento e deixá-lo sujo, não é verdade? Os procedimentos de limpeza também garantem a vida útil dos produtos.

Mas muito cuidado na hora de limpar seus aparelhos. Utilize apenas um pano úmido e sabão neutro. Nada de outro tipo de produto como ceras ou álcool.

Prepare um calendário de manutenção

Uma boa opção para não esquecer da manutenção dos seus equipamentos é preparar um calendário. Coloque as datas da próxima manutenção. Nesse caso você pode até usar seu celular para emitir um alarme em determinado dia, como garantia que você lembre de fazer a manutenção.

Se possível faça uma tabela, das manutenções feitas, com datas e o tipo de manutenção realizada, para obter um controle sobre seus equipamentos.

Tenha um local apropriado para seus equipamentos

Tenha um local específico para guardar suas ferramentas e garantir sua durabilidade. Uma ótima dica é utilizar bancadas. Elas para causam boa impressão para quem olha e facilitam o trabalho dos profissionais.

Adquira ferramentas e equipamentos de qualidade

Nada de adquirir ferramentas e equipamentos de qualquer fabricante, invista em equipamentos de qualidade. Lembramos que a Sulbox possuí ampla linha de equipamentos automotivos para sua oficina mecânica, equipamentos com tecnologia de ponta, design e robustez inigualável.

Agora que você já sabe a importante da manutenção dos seus equipamentos automotivos, ficará atento as suas ferramentas e aparelhos, certo? Cuide deles e evite prejuízos para o sua oficina!

Fonte: http://blog.automecanico.com.br/manutencao-dos-equipamentos-automotivos-da-sua-oficina-saiba/