O alinhamento é um serviço necessário a todos os veículos, porém é motivo de dúvidas e desconfiança para muitos motoristas.

Alinhar um veículo consiste em, além de devolver as especificações técnicas (originais) de montadora para o conjunto de suspensão, também solucionar os problemas descritos pelo motorista de maneira definitiva e numa única vez, esses problemas podem variar e os mais comuns são o carro puxando para um lado, volante trepidando e pneus apresentando um desgaste irregular. Para realizar o alinhamento, utilizam-se os alinhadores, que são equipamentos próprios para isso.

Além de objetividade e simplicidade no diagnóstico, de forma a promover a melhor e mais econômica solução para o motorista, o alinhamento do veículo precisa ser feito por técnicos que tenham domínio sobre os componentes da suspensão veicular, e também certo domínio com o alinhador utilizado. Ela possui três ângulos essenciais e que devem ser constantemente mantidos dentro de valores limites, visando a segurança do condutor e economia de pneus do veículo. Os ângulos do conjunto roda/suspensão – convergência/divergência, câmber (cambagem) e ângulo de avanço (cáster) – podem variar e são estabelecidos no momento do projeto de cada carro. Ou seja você mede e ajusta o carro parado e o deixa pronto para aguentar os trancos do dia a dia quando está em movimento pelas ruas.

Além desses conhecimentos, necessários à realização do serviço, é fundamental sempre realizar o alinhamento nos dois eixos, garantir que os pneus sejam calibrados antes do serviço e, é claro, ter um técnico que ouça com máxima atenção o relato do motorista sobre os sintomas e anormalidades identificadas durante sua condução. É importante pedir para o mecânico realizar também, um diagnóstico completo no sistema de suspensão, pois o estado das peças influencia diretamente a geometria do veículo, e qualquer parte em más condições deve ser substituída antes do alinhamento.

Durante o alinhamento, o correto é medir os dois eixos do veículo: dianteiro e traseiro. Cada veículo possui seu valor específico da geometria então, é importante verificar se a oficina tem, em seu banco de dados, os valores de referência dos ângulos do seu modelo de carro. O ideal, num serviço completo, é que a convergência, divergência, cambagem e cáster sejam medidos e ajustados caso estejam fora do especificado.

Por fim, não deixe de checar se a posição do volante está de seu agrado, e se o estabelecimento oferece algum tipo de seguro ou cobertura dos serviços. Recomenda-se que a o alinhamento seja realizado a cada 10.000km rodados, ou quando o motorista detectar anormalidades na condução.

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