Alinhamento e balanceamento são serviços de manutenção oferecidos pelos mecânicos, que devem ser realizados periodicamente em seu veículo.

Esse serviço não proporciona só a segurança, mas também a redução de custos na manutenção e o conforto ao dirigir. Então, quanto custa o alinhamento e balanceamento de seu veículo?

Trata-se de um serviço feito com certa regularidade, sendo recomendado que se faça alinhamento e balanceamento das rodas e pneus a cada 10.000 km ou seis meses.

No meio disso, também é importante fazer o chamado “Rodízio de pneus”, embora não seja algo que precise tanto. O objetivo é sempre buscar elevar a vida útil dos pneus, que são componentes mais caros de repor.

Entretanto, este serviço tem custos, que podem ainda incluir a cambagem das rodas como algo extra e inesperado pelo proprietário do veículo.

Assim, este artigo visa dar uma ideia base de preço do alinhamento e balanceamento de pneus. Também a cambagem será incluída, já que eventualmente pode ser necessário fazê-la.

Quanto custa alinhamento e balanceamento de pneus?

Os serviços de alinhamento e balanceamento de pneus necessitam de equipamentos modernos para melhor execução e uma maior agilidade do trabalho.

Os preços variam de acordo com a oficina em que o serviço é realizado, e com os equipamentos que possui. Assim, esse serviço pode variar entre R$ 80 e R$ 250, dependendo do tipo de veículo.

Alinhamento

Esse trabalho geralmente agregado junto ao balanceamento, embora possam ser feitos individualmente, exige uma plataforma com sistema ótico, laser ou computadorizado este último mais caro para fazer a correção dos ângulos das rodas, tendo para isso um programa específico com banco de dados de marca e modelo do veículo de cada cliente.

O alinhamento é vital para que o veículo se mantenha em linha reta durante a condução, assim evitando o desgaste prematuro dos pneus. Além disso, o serviço permite que se corrija a posição da direção e também elimine aquela sensação ruim de puxar o volante ao andar com o carro.

Balanceamento

Uma das coisas mais irritantes que podem existir num automóvel é a trepidação do volante ao dirigir. A sensação é bem ruim e está relacionada em grande parte com o balanceamento das rodas.

Quando é feito o serviço de forma independente somente o balanceamento, geralmente é cobrado por roda e isso pode custar a partir de R$ 40 para as quatro rodas, mas isso vai variar do local do serviço e do tipo de pneu.

Não é um serviço caro e o benefício que ele traz é enorme. Além da eliminação dessa sensação ruim ao volante, o balanceamento também evita o desgaste prematuro dos pneus, consequentemente aumentando sua vida útil. Outro ponto benéfico é a eliminação da vibração, e a prevenção de danos na parte da suspensão, aumentando assim sua durabilidade.

Buchas, pivôs, bandejas e homocinéticas terão maior vida útil com a manutenção regular do veículo através do serviço de alinhamento e balanceamento de pneus. Assim, recomenda-se sempre fazer esse trabalho junto com o alinhamento.

Através de um equipamento que faz rodar o conjunto roda/pneu, o técnico terá a indicação da máquina através de números num display digital ou apontamento com laser para adicionar o contrapeso no lugar exato onde é necessário. O aparelho também indica o peso em gramas que deve ser colado (rodas de liga leve) ou encaixado (rodas de aço).

Cambagem

Este serviço não é feito com muita regularidade e pode acabar sendo incluído devido a algum impacto forte que o conjunto de roda/pneu/suspensão sofra durante a condução.

Assim, para corrigir os ângulos de câmber positivo e negativo das rodas em relação ao eixo vertical do carro, é preciso um equipamento de pressão, que colocará o conjunto novamente na posição correta. Isso evita desgaste prematuro dos pneus e mantém a dirigibilidade original. Os preços da cambagem variam de R$ 60 a R$ 90, dependendo de onde realizado o serviço.