Se um dos seus objetivos é melhorar o atendimento ao cliente, entregando sempre algo a mais, alguns serviços mais complexos devem ser oferecidos em sua oficina mecânica, visto que são um diferencial para o seu negócio, destacando sua Oficina perante a concorrência. Porém há alguns serviços que não podem deixar de oferecer aos seus clientes.

Neste post, apresentamos alguns dos principais serviços automotivos que podem melhorar os resultados da sua oficina mecânica, confira abaixo:

REVISÕES

Fazer uma revisão geral no carro previne eventuais problemas e prolonga a vida útil do veículo. Apesar de muitos condutores checarem com frequência alguns itens de funcionamento dos seus carros na própria garagem, é muito importante que procurem também por oficinas, pois é ali que ocorre um real diagnóstico sobre o veículo, visto o que está na hora de sua substituição.

No caso de automóveis novos, os motoristas levam geralmente as autorizadas, por conta da garantia do fabricante do veículo. No entanto, para carros usados ou mais antigos, as oficinas mecânicas se tornam uma opção viável e interessante. Por isso, oferecer esse serviço rende um aumento no faturamento do negócio.

MANUTENÇÕES PREVENTIVAS

Normalmente, algumas peças do automóvel se desgastam com mais facilidade. Por causa disso, é comum que os motoristas mais cuidadosos as chequem com certa frequência.

Alguns exemplos de atenção com a manutenção preventiva são: verificar o nível de óleo do motor e água do radiador, assim como o estado dos filtros de ar, combustível e óleo.

TROCA DE ÓLEO

O óleo é digamos o “sangue” do motor, já que sem ele o motor não funciona, porque é ele que limpa e lubrifica as superfícies internas do motor, dando devido funcionamento ao mesmo.

Não há um tempo exato estimado para a sua troca, mas é recomendado que seja feita a partir de 10 mil quilômetros rodados. Na verdade, esse número pode baixar para até cinco mil, dependendo da direção do condutor e da condição da pista.

A checagem deve ser realizada durante o abastecimento ou nas revisões. Porém, o veículo tem que estar em superfície plana e desligado por, no mínimo, cinco minutos.

É natural que os clientes procurem por uma oficina mecânica para fazer a troca de óleo. Assim, o serviço deve ser especializado, ágil e com um preço atrativo.

REPAROS

Com o trânsito nas cidades cada vez mais caótico, as colisões são comuns e até frequentes. Dessa forma, os reparos automotivos representam um dos principais serviços das oficinas mecânicas.

Por isso, é muito importante que a sua também concentre esforços nessa área. Nesse contexto, oferecer todo tipo de conserto é um grande diferencial. Desde os pequenos amassados e riscos, popularmente chamados de “martelinhos de ouro”, até outros mais complexos, que demandam um tempo maior e até uma substituição de peça, por exemplo.

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO

Alinhar e balancear são dois serviços periódicos que devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros rodados. Assim sendo, eles representam uma parcela de faturamento garantida, além de não demandarem muito tempo para serem executados. Investir em equipamentos nessa área pode gerar um retorno muito significativo para sua oficina em um curto período. Apesar da concorrência ser grande, um atendimento diferenciado é capaz de assegurar a fidelização do cliente.

Por sua vez, o balanceamento também deve ser feito após as trocas de roda ou de pneu, além da rodagem, porque deixar de fazê-lo pode acarretar em trepidações na hora de dirigir. Nesse sentido, disponibilizar esse serviço aumenta as chances de o condutor solicitá-lo após a substituição, e isso alavanca a sua margem de lucro.

Não podemos deixar de falar que a Sulbox possui equipamentos automotivos como os Alinhadores e as Balanceadoras, todos com ótima qualidade e com o que há de mais tecnológico no ramo automotivo.

VENDA DE PRODUTOS E PEÇAS PARA MOTOR AUTOMOTIVO

Revender produtos e peças automotivas é algo bastante lucrativo, visto que alguns itens devem ser obrigatoriamente trocados depois de algum tempo de uso.

Um exemplo são os pneus, que podem furar e se desgastam com o tempo de uso. Vale ressaltar que dirigir com pneus em mau estado, compromete a segurança e gera multa. Itens como calotas, óleos lubrificantes e líquidos de arrefecimento, também são muito procurados pelos clientes.

Para otimizar os ganhos, é fundamental pesquisar sobre quais são os itens mais vendidos no mercado e disponibilizá-los em sua oficina, sem deixar de prezar pela qualidade e optando por um fornecedor de marcas reconhecidas e certificadas, que ofereça garantia.

Por fim, destacamos a importância de você praticar um preço justo dos serviços automotivos em sua oficina e realizar uma boa divulgação de tudo o que oferece. É preciso, ainda, garantir um ambiente limpo e organizado, com um atendimento personalizado, porque tudo isso contribui para a fidelização dos clientes.